O Dever do Cuidado Familiar

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo - Os Tocoistas - Anciãos Conselheiros da Direcção Central

Descubra a importância e o dever do cuidado familiar na vida cristã. Aprenda com 1 Timóteo 5:8 sobre o fortalecimento dos laços familiares. Priorize sua família e viva o amor cristão em todas as áreas da vida.

“Porém, aquele que não cuida dos seus parentes, especialmente dos da sua própria família, negou a fé e é pior do que os incrédulos”

1Timóteo 5:8

A vida cristã não se resume em participar nas cerimónias e celebrações. Pelo contrário, ela deve ser presente em todas questões da vida, no dia-a-dia.

O apóstolo Paulo, preocupado com isso, faz uma série de recordações sobre o modo de viver em Cristo, na sua carta dirigida a Timóteo, como em outras cartas. Sua preocupação atinge a vida em família e recomenda o dever do cuidado familiar, em termos muito apelativos.

Na verdade, assistimos em nossos dias, as famílias a padecerem de uma grande falta de harmonia. Vemos idoso abandonados, mulheres ou homens casados ou casadas a sofrerem violência de todo tipo, crianças com país vivos, mas como se fossem órfãs, parentes abandonados, acusações de feitiçaria entre membros da mesma família, maledicência uns contra os outros e todo tipo de males. As famílias estão perdendo a sua essência e a fragilizar a sociedade.

Mas a Bíblia exorta a cada cristão a cuidar dos seus parentes, principalmente os da sua própria casa, pois este é o indicador mais básico do exercício do amor, a que somos chamados a praticar em Cristo.

Esta passagem é muito incisiva em seu ensino e nela aprendemos o seguinte:

A Família é alvo de uma atenção especial da parte de Deus

Deus é quem instituiu a família e o seu propósito maior é que ela sirva de lugar de paz, amor, consolo e conservação dos princípios cristãos

É um dever cristão cuidar da família

Todo o cristão que se preze, no nível mais básico, deve saber cuidar daqueles com quem ele convive, senão, diz a bíblia: “negou a fé e é pior que um descrente

A família deve ser prioridade

Não devemos negligenciar a assistência familiar. Devemos olhar para isso como um dos assuntos mais importantes na vida

Cuidar é amar

O cuidado não deve ser mecânico, mas sim como resultado do amor que devemos nutrir uns pelos outros, da preocupação que devemos ter de procurar o bem dos outros.

Deus quer famílias harmoniosas e fervorosas; o Senhor nos convida hoje a cuidarmos melhor da nossa família. Isso é possível, se começar por cada um de nós.

Post navigation

Deixe uma resposta

Product added to cart
Traduzir »