Doutrina Crista Tocoista

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo - Os Tocoistas - Anciãos Conselheiros da Direcção Central

ARTIGO 1º

A Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo é constituída pela comunidade de crentes que organizados pela e obediência, confessam a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, promovendo o Seu Reino, tendo Jesus Cristo como seu único cabeça e suprema autoridade. Para seu governo em matéria de fé, culto, disciplina e conduta, rege-se pela Bíblia Sagrada e adopta o documento denominado Declaratório de Conduta, de Princípios e de Fé Tocoísta.

Regenerados e baptizados, voluntariamente se reúnem sob as Leis do Evangelho de Cristo, procurando estender o Reino de Deus não só em suas vidas, mas também nas de outras pessoas através da adoração a Deus, comunhão, serviço, evangelização, edificação e crescimento espiritual.

ARTIGO 2º

ARTIGO 3º

Cristo é o cabeça e chefe supremo da Igreja, tendo demonstrado a Sua autoridade na fundação da Igreja Cristã, na instituição das ordenanças que a Igreja administra, investindo-a com poder e autoridade divina para agir em Seu nome, enviando o Espírito Santo para guiá-la sob Sua autoridade.

A Igreja é soberana em suas decisões e não está subordinada a qualquer outra igreja ou entidade. É separada do Estado, mas sujeita às leis do país em que se encontra, sendo que para o exercício da sua actividade, se obriga a tornar-se pessoa jurídica, a fim de que seja reconhecida e tenha a sua existência legalizada. É ligada ao Estado em virtude de seu carácter e função espiritual, que a torna parceira em questões de cunho social, educativo, cívico e moral das populações.

ARTIGO 4º

ARTIGO 5º

Cada cristão tem a completa liberdade de consciência e possibilidades para aproximar-se a Deus, não necessitando de intermediário, sendo que, todos os membros possuem direitos e privilégios iguais, bem como a mesma responsabilidade perante a Deus.

A Igreja é Santa, ou seja, ela é separada daquilo que é profano. Por essa razão, a Igreja tem por princípio confrontar as ‘novidades‘ com a Palavra de Deus, como fizeram os crentes Bereanos, não permitindo nesta operosa Igreja as falas doutrinas e desvios que possam afasta-la do verdadeiro caminho, Jesus Cristo, nosso Senhor.

ARTIGO 6º

ARTIGO 7º

A Igreja é universal, o que significa que a Igreja tem a mesma identidade da sua origem, na sua relação com o senhorio de Jesus Cristo e no Seu propósito. Está inserida no contexto paulino de que “em todas as coisas somos mais do que vencedores, por meio daquele que nos amou“. Somente depende de cada crente obter mais e mais vitórias, pois Deus é quem faz com que Sua Igreja seja vitoriosa por meio de seus crentes.

A Igreja é apostólica, ou seja, ela está edificada sobre o fundamento lançado pelos apóstolos, sendo nosso Senhor Jesus Cristo a principal pedra. Sempre tem palavras de carinho, esperando as pessoas que a procuram.
Recebe os feridos da vida e os doentes da alma com a ternura do olhar de Jesus, e procura ser um verdadeiro ninho de conforto e consolo para os que nela chegam.

ARTIGO 8º

ARTIGO 9º

A Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo tem fervor na anunciação do Evangelho, fervor no Serviço, fervor na Comunhão e fervor no Louvor, sendo o regozijo uma das partes mais importantes integrantes da liturgia da Igreja.

O estado de membro da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo adquire-se observando os seguintes princípios:
  • Reconhecer Jesus Cristo como Senhor e Salvador.
  • Arrepender-se dos pecados praticados.
  • Confessar os pecados praticados.
  • Ser baptizado.

ARTIGO 10º

ARTIGO 11º

Lealdade a Deus e ao Estado. A Bíblia reconhece a mão de Deus no estabelecimento do governo, e orienta os crentes a respeitarem e obedecerem as autoridades legalmente constituídas, dando-lhes o merecido tributo e honra.

Na sua relação com o Estado, os membros guiam-se pelo princípio enunciado por Cristo: “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.” (Mateus 22:21). Todavia, se o Estado viesse a interferir na observância de um mandamento divino, a suprema lealdade do crente a Deus tem precedência absoluta.

ARTIGO 12º

Product added to cart
Traduzir »