A Grande Comissão

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo - Os Tocoistas - Anciãos Conselheiros da Direcção Central

Explore as profundas implicações da Grande Comissão de Cristo. Descubra a autoridade suprema de Cristo, o chamado missionário para fazer discípulos de todas as nações e a importância do ensino e da presença contínua de Cristo na missão da Igreja.

“E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.”

Mateus 28:18-20

Jesus, depois da sua ressurreição reuniu por vários dia com os seus discípulos, para confirmar o mistério da redenção e delegá-los a Grande responsabilidade de tornar conhecida a sua obra amorosa de salvar o mundo. A grande Comissão representa a tarefa principal da Igreja, até a vinda do Filho do Homem. Foi por esse meio que um dia o evangelho chegou a nós e, portanto, o mesmo precisa continuar a ser tornado conhecido entre os povos, língua e nações. O apelo da grande comissão não se cinge apenas ao alcance de povos em termos genéricos, mas olhando para cada pessoa, em estado de miséria e agonia, com um senso de urgência, como destinatária da graça salvadora de Deus. As últimas recomendações de Jesus, sobre a missão da Igreja de levar o evangelho a toda gente, nos remete as seguintes reflexões:

“Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.”

O pressuposto mais importante da grande Comissão é a autoridade do dono da missão. Aquele que nos manda evangelizar está a cima de tudo e de todos. Todos os poderes e potestades, humanas ou espituais, sujeitam-se a Ele. Isso deve conferir- nos autoridade e confiança na missão, ao mesmo tempo sujeição e diligência, pois, de contrário estariamos a rebelar-nos contra a grande autoridade de Cristo.

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações”

Cristo nos ordena a irmos fazer outros discípulos de todas nações. O Senhor não detalhou como ir, apenas impera que devemos ir. Naquele tempo os discípulos palmilharam aldeias e povoações, a pé, de jumento ou Cavalos. Mesmo com limitações materiais, a Ogreja primitiva teve um crescimento sem precedentes. Hoje, pela graça de Deus, temos uma infinitude de possibilidade, quer em termos de meios de transporte, quer em termos de instrumentos de comunicação. Os obreiros e a Igreja precisam apenas viver o mesmo compromisso, a mesma devoção e ser um pouco mais criativos para tornar o evangelho conhecido.

“ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado”

Não basta fazer converter as pessoas, importa ensiná-las todas as coisas que Jesus ordenou. A grande Comissão não se limita ao evangelismo, ela se completa com o ensino, o discipulado. Toda Igreja que falha no ensino, torna débil os membros e se frágiliza ela própria. O ensino é uma componente indispensável para o aperfeiçoamento dos santos. Precisamos continuar a encarar a educação cristã como pressuposto fundamental para a vida dp crente e da Igreja.

“e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”

Há uma total garantia da assistência dina nesta grande missão da Igreja; as vezes nos inibimos em meios às dificuldades e limitações materiais que esta obra exige, outras vezes nos deixamos abater pelos desafios e ameaças do mundo das trevas contra a obra de Deus. Mas se levarmos sempre em consideração que Cristo, o dono da Obra, aquele que afirmou possuir toda autoridade, no céu e na terra, está connosco em todos os nossos a fazer, estaremos cheios de coragem, força, consolo e diligência e cumpriremos com eficácia a Grande Comissão.

O mundo, com toda a sua “glória”, está de baixo da ira de Deus e os povos caminham para a eterna perdição. Não há outra solução senão o evangelho, não há outras instituição senão a Igreja, não há outro instrumento senão os cristãos. A grande Comissão não deve ser um assunto de baixa importância para a Igreja. No nosso dia-a-dia, nas nossas reuniões, nas nossas programações, devemos olhar, com prioridade absoluta, a áurea tarefa de tornar Cristo conhecido. Está é a tarefa principal da Igreja, este é o fundamento do serviço cristão.

Graça e paz.
𝓓𝓸𝓶 𝓖𝓮𝓻𝓪𝓵𝓭𝓸 𝓜𝓪𝓷𝓾𝓮𝓵

Post navigation

Deixe uma resposta

Product added to cart
Traduzir »