Cristo vive. Você crê verdadeiramente nisso?

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo - Os Tocoistas - Anciãos Conselheiros da Direcção Central

O desafio de acreditar sem ver e como a fé transformadora em Cristo pode mudar vidas, mesmo sem testemunhar seus milagres pessoalmente.

“Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Diziam-lhe, pois, ou outros discípulos: Vimos o Senhor. Ele, porém, lhes respondeu: Se eu não vir o sinal dos cravos nas mãos, e não meter a mão no seu lado, de maneira nenhuma crerei. Oito dias depois estavam os discípulos outra vez ali reunidos, e Tomé com eles. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, pôs-se no meio deles e disse: Paz seja convosco. Depois disse a Tomé: Chega aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não mais sejas incrédulo, mas crente. Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu, e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram”

João 20:24-30

Depois da amarga sexta-feira santa, quando Jesus deu a sua vida pela humanidade, seguido do sábado do silêncio, em que o Senhor permaneceu morto, na madrugada de domingo ocorre o grande acontecimento que mudaria a história do mundo: Cristo ressurgiu dos morto, com grande glória e poder, como Rei do universo. Foi visto por muitos, mas a sua revelação a Tomé é repleta de lições para nós hoje que não estivemos presentes quando este facto, ao qual devemos crer, aconteceu.

Ver para crer?

Tomé não se fez presente na primeira aparição, mesmo com um amplo testemunho dos seus irmãos, ele simplesmente duvidou e só queria ter provas palpáveis. Todos os domingos, sobre tudo em tempo pascal você tem ouvido com intensidade, por meio de canções e pregações, nas Igrejas ou nos meios de comunicação social, a verdade sobre a paixão e ressurreição de Cristo. Que impacto tem tido na sua vida? Será que, como Tomé, as escrituras não tem sido suficientes para convencê-lo? Não será que a tua fé anda bloqueada e não tens conseguido viver as bênçãos da ressurreição de Cristo e outras?

Jesus mostra evidências

Apercebendo-se da dúvida de Tomé, Jesus ao aparecer juntos dos discípulos, foi forçado a apresentar-lhe evidências da sua ressurreição, as cicatrizes da crucificação. Deus tem revelado a ti a sua graça, o Senhor continua a mostrar, dia a após dia, as evidências da sua graça em vários acontecimentos da vida. Qual tem sido a tua reacção? O buscas mais além do que Deus já revelou? O que esperas mais além do que já tem sido testemunhado?

Bem-aventurado os que não viram e creram

Este é ponto extremamente importante. Tomé creu somente depois de experimentar, pois, Jesus teve de apresentar provas suficientes para convencê-lo. Mas o Senhor nos mostra que são bem-aventurados os que não viram, mas creram.

Sim, a maioria dos cristãos não estiveram presentes nos tempos bíblicos em que estes relatos ocorreram, mas ao longos dos séculos têm crido na verdade da obra salvadora de Jesus Cristo.

Felizes são aqueles que creem com a mesma intensidade da fé dos discípulos que foram testemunhas oculares, feliz aqueles que guardam com firmeza cada verdade da Bíblia mesmo não tendo presenciado; felizes são aqueles que esperam de ânimo completo as promessas de Deus em Cristo, mesmo que demorem séculos ou milénios.

Não adianta celebrar a Páscoa, se o Cristo ressurrecto não transformou a sua vida nem faz diferença no seu dia a dia.

A Páscoa, mais do que um dia de celebração, é uma nova forma de viver, que exige fé completa no Cristo ressuscitado, que transforma a vida e abre a porta para o céu.

Feliz Páscoa.
𝑫𝒐𝒎 𝑮𝒆𝒓𝒂𝒍𝒅𝒐 𝑴𝒂𝒏𝒖𝒆𝒍

Post navigation

Deixe uma resposta

Product added to cart
Traduzir »