Cristo entra em Jerusalém. Triunfante, mas humilde.

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo - Os Tocoistas - Anciãos Conselheiros da Direcção Central

“Então trouxeram a Jesus o jumentinho e lançaram sobre ele os seus mantos; e Jesus montou nele. Muitos também estenderam pelo caminho os seus mantos, e outros, ramagens que tinham cortado nos campos. E tanto os que o precediam como os que o seguiam, clamavam: Hosana! bendito o que vem em nome do Senhor! Bendito o reino que vem, o reino de nosso pai Davi! Hosana nas alturas!”

Marcos 11:7-10

A medida que transcorre a quaresma e se aproxima do seu fim, entramos em seu ponto mais alto, a última semana do ministério terreno de Jesus, onde ele será entregue as autoridades, para o sacrifício da redenção, na cruz. Nesta semana, num domingo como hoje, Jesus entra em Jerusalém montado em um jumentinho, e foi aclamado como Rei pelas pessoas, que estendiam as suas capas pelo caminho, agitavam ramos e gritavam de alegria: “Hosana a Deus! Bendito aquele que vem em nome do Senhor!” (Marcos 11:9). Esta entrada triunfal é repleta de sentido para a nossa fé, é rica de lições espirituais para nós:

Deus se revela nas coisas simples!

Jesus ao entrar em Jerusalém, nas vestes de rei, foi montado em jumentinho, usando vestes simples, sem coroa nem espada. É desse jeito que
Deus se mostra, se revela para cada um de nós nas coisas mais simples e pequenas, que achamos sem importância. Deus faz o seu caminho, chegando até nós, ficando perto de nós, encontrando-nos e transformando-nos para uma vida em abundância como presente de Cristo, por meios que o mundo acha insignificante e louco. Deus nos revela a sua poderosa Palavra através de pessoas simples, humano comuns e, as vezes, sem notoriedade social. Ele se revela num culto humilde, num sermão simples ou num estudo comum da Bíblia.

Jesus é aclamado Rei

A medida que Cristo adentrava a grande cidade, as multidões gritavam, estendendo panos e ramos no caminho, em de homenagem ao novo rei de Israel. Ele pretende entrar também triunfante na sua vida; aclame-o rei. Não estenderás roupa, mas se prostre diante dele; não agitarás palmeiras, mas exaltarás a sua glória e testemunharás o seu nome através tua maneira de viver.

O duplo ânimo do Povo

O povo que aclama Jesus, com grande júbilo e elevada comoção, na ocasião da sua entrada triunfal, é o mesmo que 5 dias depois, gritava: “seja crucificado, seja crucificado”. Alguns talvez tenham feito por força do clima do momento, outros guiados por motivações erradas dos seus corações. Mas a verdade é que Cristo seria entregue à morte pelos mesmos que o aclamaram rei, dias antes. Que Jesus não seja rei dos crentes apenas no domingo e no meio da semana entregue à morte. Que Ele seja Rei e Senhor do seu povo todos os dias.

Triunfante, mas humilde

A história da entrada triunfal tem contrastes contêm aplicações para os crentes. É a história do Rei que veio como um servo humilde em um jumento e não um grande cavalo de guerra, não em vestes reais, mas em roupas de pessoas comuns e humildes. Jesus Cristo não vinha para conquistar pela força, como os reis terrenos, mas pelo amor, graça, misericórdia e seu próprio sacrifício pela humanidade. O seu reino não é um reino de exércitos e esplendor, mas de humildade e servidão. A sua mensagem é de paz com Deus, não de paz temporal. Se Jesus já fez uma entrada triunfal em teu coração, aclame-o rei, todos os dias. Se Ele já reina na tua vida, em paz e amor, como seu seguidor, exiba essas mesmas qualidades, e que o mundo veja o verdadeiro Rei vivendo e reinando, triunfante, através tua maneira de viver.

Graça e paz.
𝑫𝒐𝒎 𝑮𝒆𝒓𝒂𝒍𝒅𝒐 𝑴𝒂𝒏𝒖𝒆𝒍

Post navigation

Deixe uma resposta

Product added to cart
Traduzir »