Uma perspectiva estendida do Adultério

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo - Os Tocoistas - Anciãos Conselheiros da Direcção Central

Amados irmãos e irmãs em Cristo,

Ainda sobre o adultério (ou o processo de adulteração), abordado no último texto, vamos analisar uma perspectiva mais estendida sobre o tema. Embora, como já apresentado, tradicionalmente este mandamento seja compreendido em relação à infidelidade conjugal, proponho-lhes uma visão mais ampla e profunda deste conceito, à luz das Sagradas Escrituras e da teologia cristã.

O adultério, na perspectiva bíblica, não se refere apenas à traição sexual no casamento, mas a algo muito mais profundo: trata-se de qualquer acção ou intenção que viole a ordem e os desígnios estabelecidos por Deus. Como afirma o professor John Walton, “o adultério não é apenas um acto sexual, mas uma quebra da confiança, uma traição da aliança e um desvio do propósito divino” (WALTON, 2001, p. 123).

Nessa compreensão teológica mais abrangente, o adultério pode abranger diversas situações em que há uma ruptura intencional da relação com Deus e uma rejeição dos Seus planos e princípios. O teólogo Oliver O’Donovan, por exemplo, chega a considerar a manipulação genética humana sem justificativa ética sólida como uma forma de “adultério da natureza” , pois interfere de maneira indevida na ordem e nos desígnios divinos para a criação (O’DONOVAN, 1984, p. 75).

Da mesma forma, práticas como a homossexualidade constituem uma espécie de “adultério espiritual”, por representarem uma negação da ordem de gênero e da complementaridade entre homem e mulher estabelecida por Deus desde a Criação (SPROUL, 1986, p. 94). Essa perspectiva se apoia em passagens como Gênesis 2:24, que define o casamento como a união entre um homem e uma mulher.

Essas interpretações mais amplas do adultério suscitam em alguns casos controversas e debatidas por parte daqueles que aderem a tendência global de subversão ou adulteração da Verdade, enquadrados portanto no já definido “adultério espiritual”, com posições teológicas diversas. Porém, é crucial que nós, como fiéis seguidores de Cristo, mantenhamos uma postura de humildade, discernimento e respeito mútuo diante das complexidades envolvidas nesse tema.

Adiciona-se aos exemplos já citados, a crescente onda de desobediência à autoridade instituída nas sociedades e organizações humanas, temos que compreender que toda autoridade é dada por Deus (Romanos 13:1-2). Quando nos rebelamos contra a ordem e a hierarquia estabelecidas por Ele, também estamos a cometer uma forma de “adultério espiritual”, pois estamos alterando a ordem das coisas conforme Deus as determinou.

Isso não significa dizer que devemos aceitar passivamente qualquer situação ou decisão, que venha de uma autoridade superior. Temos o dever de apresentar sugestões e reclamações de forma respeitosa, sempre dentro dos limites estabelecidos por Deus. Afinal, a própria Bíblia nos mostra exemplos de homens e mulheres que, com reverência e humildade, se posicionaram perante seus superiores, como Ester diante do Rei Assuero (Ester 4:16) ou Daniel diante do Rei Nabucodonosor (Daniel 2:14-16).

Nosso Senhor Jesus Cristo também deu exemplo de obediência à lei e ordem social estabelecida, desde que não violem os mandamentos de Deus, quando afirmou “Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir”. (Mateus 5:17)

Sejamos vigilantes para que não nos deixemos seduzir por acções que possam afastar-nos da ordem e dos desígnios estabelecidos por nosso Deus. Mantenhamos nossa aliança e lealdade a Ele, pois somente assim poderemos viver em plenitude a vida que Ele nos preparou. Que o Espírito Santo nos guie e fortaleça nesta jornada de fidelidade e obediência.

Que a graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo estejam com todos vós, guiando-vos em obediência.

Amém.
𝐷𝑜𝑚 𝐵𝑒𝑛𝑜𝑛𝑒 𝑀𝑎𝑟𝑐𝑜𝑠

Referências
O’DONOVAN, Oliver. Begotten or Made?. Oxford: Clarendon Press, 1984.
SPROUL, R.C. Choosing My Religion. Downers Grove: InterVarsity Press, 1986.
WALTON, John H. Ancient Israelite Literature in Its Cultural Context. Grand Rapids: Zondervan, 2001.
BÍBLIA. Romanos. In: Bíblia Sagrada. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição Revista e Atualizada no Brasil. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1969.
BÍBLIA. Ester e Daniel. In: Bíblia Sagrada. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição Revista e Atualizada no Brasil. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1969.

Post navigation

Deixe uma resposta

Product added to cart
Traduzir »