O Carácter Redentor de Deus e a Missão de Simão Gonçalves Toco

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo - Os Tocoistas - Anciãos Conselheiros da Direcção Central

Explore o poder redentor de Deus revelado na missão de Simão Gonçalves Toco, à luz da profecia de Isaías. Descubra como Deus intervém em tempos de crise para trazer libertação e salvação.

“E servirá de sinal e de testemunho ao Senhor dos Exércitos na terra do Egito, porque ao Senhor clamarão por causa dos opressores, e ele lhes enviará um Redentor e Protetor que os livrará. E o Senhor se dará a conhecer ao Egito, e os egípcios conhecerão ao Senhor, naquele dia; sim, eles o adorarão com sacrifícios e ofertas, e farão votos ao Senhor, e os cumprirão.”

Isaías 19:20:21

O livro de Isaías é considerado um livro messiânico por sua forte característica de antever a obra de Cristo e o reino messiânico. É livro carregado de esperança, não só para os Israelitas, mas para a humanidade toda.

Nesta passagem, em particular, Deus faz uma grande promessa ao Egipto. A mesma consiste em duas questões: o envio de um Libertador que os livraria da opressão, bem como, o mais importante, a revelação de Deus a eles e a sua transformação em adoradores.

Deus não age na história de improvisos. Pois, desde a eternidade passada, Jeová delineou com precisão o plano da redenção e está a cumpri-lo na história com absoluta perfeição.

O Senhor tem um coração missionário, cheio de compaixão e misericórdia, por isso empreende jornadas em busca dos perdidos e realiza proezas a favor dos oprimidos. Esta profecia de Isaías, a respeito de um cenário profético de opressão e livramento para o Egipto, nos remete ao padrão redentor de Deus, segundo o qual ele age em contextos de opressão, onde revela sua misericórdia e poder libertador, em tempos de crises para que as pessoas o conheçam e o adorem.

Deus tem um padrão redentor de intervir na história em contextos de crises (porque os sãos não precisam de médicos, mas sim os doentes). Foi assim em Nínive, na história de Israel no Egipto, nas várias intervenções redentoras no tempo dos Juízes, no cativeiro babilónico, na vinda do Messias (pois, Israel estava em situação de opressão nas mãos dos romanos e por 4 séculos havia uma crise espiritual, um silêncio da parte de Deus).

Portanto, a África e o mundo, em pleno século XX, no limiar do repugnante tráfico de escravos, no eclodir de duas guerras mundiais e suas duras consequências, no auge da dolorosa história de colonização da África que durou séculos, diante da profunda crise do cristianismo que enfrentava a secularização da sociedade e o nascimento de uma era pós-cristã na Europa e na América, fazia-se sentir, sim, a necessidade de uma intervenção extraordinária de Deus. Jeová, dentro do seu coração missionário, com todo o cenário histórico e profético que antecedeu, enviou Simão Gonçalves Toco para uma missão de libertar os africanos da opressão e relembrar a Igreja de Cristo.

Simão Gonçalves Toco nasceu em Zulumongo, Taia, no Município de Maquela do Zombo, província do Uíge, República de Angola, aos 24-02-1918.

Notabilizou-se desde a infância com sinais do agir divino em sua vida, mas percorreria um longo e mui difícil caminho na missão de Deus.

Nasceu e viveu num contexto bastante inóspito espiritualmente, mas enfrentou com coragem, autoridade e poder divino os desafios do seu tempo. Foi mal compreendido pelo poder político e religioso de sua época, mas selou a sua convicção e fidelidade a Deus com o próprio sangue, tendo sofrido mais de 15 prisões, desprezo, escárnio, deportações forçadas e muitas tentativas de assassinatos biologicamente consumadas, mas ainda assim viveu até a consumação dos propósitos definidos por Deus.

Finda a sua jornada, Mayamona viria deixar o mundo dos vivos no dia 01-01-1984.

Deus tem a sua forma de agir e, as vezes, na contra-mão da nossa fraca capacidade de julgar e no sentido oposto das grandes tendências da época. A despeito disso, comentou Ken Curtis, “a maioria das coisas que possuem importância eterna só será conhecida naquele dia, quando o juíz de todos nós mostrar o que realmente é trigo e o que é joio.”

Hoje cabe a ti reconhecer o agir de Deus e posicionar-se. Pois, quando Deus envia o emissário ou realiza uma obra a favor de um povo, Ele na verdade, está a dar àquele povo e/ou à humanidade uma imperdível oportunidade de misericórdia e graça, está a fazer uma especial visitação. E Deus espera por uma resposta, a tua resposta.

Post navigation

Deixe uma resposta

Product added to cart
Traduzir »