Não Endureça o Coração

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo - Os Tocoistas - Anciãos Conselheiros da Direcção Central

A história do povo hebreu é tão empolgante quanto triste, tão viva quanto lamentável. E, por isso, é repleta de lições sobre os cuidados a termos na nossa caminha com Deus; dentre elas, ouvimos a mensagem de Deus: Não endureça o Coração.

“Tornou-lhe o Senhor: Segundo a tua palavra, eu lhe perdoei. Porém, tão certo como eu vivo, e como toda a terra se encherá da glória do Senhor, nenhum dos homens que, tendo visto a minha glória e os prodígios que fiz no Egito e no deserto, todavia, me puseram à prova já dez vezes e não obedeceram à minha voz, nenhum deles verá a terra que, com juramento, prometi a seus pais, sim, nenhum daqueles que me desprezaram a verá. Porém o meu servo Calebe, visto que nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o farei entrar na terra que espiou, e a sua descendência a possuirá.”

Números 14:20-22 (ARC)

Israel foi resgatado do Egipto com mão poderosa, com maravilhas jamais vistas, por meio das quais Deus revelou-se ao povo e ao mundo como o Soberano Senhor da história.

Diante de todos os sinais presenciados no Egipto, passando pelo prodígio da abertura do mar vermelho, incluindo todos os actos milagrosos da providência divina recebidos durante a peregrinação no deserto, não foram suficientes para o povo deixar de murmurar e começar a obedecer e a confiar somente em Deus. Muitos não conseguiram alcançar a maturidade espiritual necessária para continuar a caminhada com Deus. E como Deus não força ninguém a fazer e a ser o que não quer, aqueles que endureceram seus corações não alcançaram a promessa e pereceram no deserto.

Na verdade, as vezes, por mais que Deus queira o melhor para os seus filhos, Ele encontra enormes barreiras para cumprir os seus maravilhosos propósitos na vida do seu povo, quando este endurece o seu coração.

Foi isso que aconteceu. O povo saiu do Egipto, mas o “Egipto” continuou nos seus corações; foram libertos, mas as escravidão continuou em suas mentes; foram suficientemente abastecidos, mas o murmúrio continuou entre eles.

O que devemos fazer

Sempre foi assim e continuará a ser; os que endurecem os seus corações, não alcançam as promessas de Deus. Por isso, é importante que cada um de nós tenha o mais alto discernimento espiritual, para não cair no grave e irremediável pecado do endurecimento do coração e se perder nos murmúrios. Cada um deve humilhar-se diante de Deus, de modo a alcançar a sensibilidade espiritual necessária para aceitar a misericórdia de Deus, não perder a comunhão com Cristo e alcançar as suas graciosas promessas.

Não endureça o teu coração.

Graça e paz.

Post navigation

Deixe uma resposta

Product added to cart
Traduzir »