Discernindo os Espíritos

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo - Os Tocoistas - Anciãos Conselheiros da Direcção Central

“Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que está já no mundo.”

1João 4:1-3 (ARC)

Neste contexto, a Igreja de Cristo encontrava-se em seus primeiros anos de implantação e em grande grande trabalho de evangelização. A medida que a ela crescia, também via-se enfrentada por enormes desafios. Um destes grandes desafios era o surgimento e multiplicação dos falsos profetas e falsos mestres. Os apóstolos, temendo que alguns irmãos pudessem ser facilmente enganados e desviados, tiveram de intervir e alertar com incisão para preservar o santo aprisco de Cristo.

Na verdade, lidar com os “espíritos” é uma missão muito séria e delicada para a Igreja, e requer sim, alto discernimento, que é um dos dons do Espírito Santo.
Esse trabalho é delicado, porque se de um lado corremos o risco de blasfemar, entristecer ou mesmo “extinguir” o Espírito Santo, por outro lado podemos estar propensos ao fanatismo, aceitar qualquer “espirito” e sermos enganados e desviados da verdade.

Os cristãos, desde os primeiros momentos, viram-se ameaçados a serem enganados e desviados pelos falsos espíritos, falsos profetas e falsos mestres. O diabo, no meio de todo trabalho de Deus, sempre procura semear a falsidade para confundir e desviar o povo de Deus. Desde o antigo testamento, falsos profetas e falsos mestres guiados por espíritos enganadores, procuraram subverter a verdade de Deus.

Vivemos em nossos dias desafios semelhantes, que ao nível externo (várias ceitas e movimentos religiosos falsos), assim como ao nível interno falsos espíritos e falsos ensinamentos se têm multiplicado. O apóstolo João neste trecho chama-nos à atenção sobre a necessidade de discernir os espíritos.

Aprendemos com esta exortação de João as seguintes importantes lições:

1. Apesar de a Igreja ser guiada pelo Espírito Santo, existem também falsos espíritos que tendem a subverter a verdade e enganar os menos atentos;

2. É preciso ter um acurado dom de discernimento para distinguir o verdadeiro dos falsos espíritos. E esta é uma das principais responsabilidades da Igreja por meio dos anciãos;

3. Que o espírito do anticristo já se levantou e que a Igreja precisa estar muito atenta e deve depender e confiar sempre unicamente no seu Senhorio, Jesus Cristo;

4. Existem critérios para distinguir o falso do verdadeiro espírito. A Bíblia dá indicações sobre isso. Por isso, a única forma de combater o falso é conhecer a verdade e natureza do verdadeiro Espírito;

5. A maioria dos problemas que a Igreja enfrenta deriva da incapacidade de discernir os espiritos, da incompreensão da natureza das armas a usar na guerra santa e do descaso em tomar toda a armadura de Deus, no combate contra as astutas siladas do diabo. Por isso somos alertados hoje a rever a nossa posição e redifinir as estratégias, segundo as orientações contidas nas Sagradas Escrituras.

Os crentes precisam ver este assunto com preocupação e seriedade. Sabendo que a sua sobrevivência no caminho de Deus depende da sabedoria espiritual, discernimento e coragem para combater o erro e o engano dos falsos espíritos. Por isso, o cristão deve manter-se alerta, para que, com a verdade (conhecimento da Palavra de Deus e oração fervorosa), possa proteger-se da invasão do inimigo de Deus em sua jornada espiritual.

Post navigation

Deixe uma resposta

Product added to cart
Traduzir »