“O medo se apoderou de todos, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós; e: Deus visitou o seu povo. E correu a notícia disto por toda a Judéia e por toda a região circunvizinha.”.
Lucas 7:16-17
Brotou do coração de Deus o desejo profundo de compartilhar sua felicidade e natureza (imagem e semelhança) com a humanidade. Desejo este materializado não só no prazer e alegria de a ter criado, mas também, e principalmente, na vontade incontornável de mantê-la eternamente perto de Si.
Apesar do pecado que os poderia separar para sempre, o Senhor move-se de intensa compaixão e visita com misericórdia a humanidade. Em face disso, o rei Davi, com grande admiração, exclamou: “quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; que é o homem mortal para que o visites; e o filho do homem para que se lembres dele…?” Salmos 8:3-4
Assim, quer como indivíduos ou como povos, Deus concede oportunidades únicas e eficazes a todos de se achegarem à salvação que há em Cristo Jesus. Isto é, o Senhor providencia mecanismos ajustados a cada povo e momento histórico, para que todos experimentem, com toda eficácia que se impõe, as bênçãos do evangelho da Salvação.
Todos os mecanismos de manifestação misericordiosa da presença e/ou mensagem de Deus à indivíduos e povos chama-se “visitação de Deus” (Lucas 19-44; 7-16). Deus visitou Noé, orientando-o a construção de uma Arca de salvação; visitou Abraão, fazendo com ele um concerto, segundo o qual este seria uma bênção para todas nações da terra; visitou Moisés em forma de uma arbusto em chamas, para libertar o povo Israelita do Egipto; visitou Ló em Sodoma para tirá-lo daquela terra de malícia e destruí-la; visitou Nínive por intermédio do profeta Jonas, levando a mensagem do arrependimento; visitou Israel por meio dos profetas. E este povo até ao momento da visitação mais especial, feita pelo Filho de Deus “Israel não conheceu o tempo da sua visitação“. (Lucas 19:41-44).
Tendo como ponto central da visitação de Deus, a Jesus Cristo, Efésios 1:1-10, Deus promete visitar de forma especial povos e nações (Isaías 19:19-21; 65-1; Mateus 4:23-24; Romanos 10:13-15; João 10-16), visando o cumprimento do Seu propósito maior de Reunir em Jesus Cristo, até ao fim da história, todos povos, línguas e nações (Apocalipse 7-9; 5:9-10).
É nesta ordem que no século XX, Deus também visitou a África e o mundo, por intermédio do seu enviado Simão G. Toco e pela efusão do Espírito Santo na madrugada de 25 de Junho de 1949.
O propósito de Deus é estender o seu reino e estabelecer a glória do seu nome nos corações dos homens. É neste sentido que o Senhor tudo faz para alcançar o coração de cada ser humano e a todos os povos.
Você como hospedeiro da visitação da Deus
Você é o alvo do agir de Deus na história. Ele moveu-se da sua glória, sofreu, morreu e ressuscitou para te resgatar do pecado. Qual é o teu posicionamento face as investida de Deus, como tens aproveitado cada oportunidade e cada visitação que Deus já te ofereceu e continua a oferecer?
Você como instrumento da visitação de Deus
Deus conta com a disposição e participação dos seus filhos no processo de expansão do seu reino, para alcançar os que ainda não o reconhecem e salvar as almas que ainda estão perdidas.
Qual tem sido o teu papel neste processo? Tens sido portador da luz divina? Deus tem visitado os pecadores por teu intermédio?
A nossa missão de vida é cumprir a Missão de Deus. Aceita a visitação de Deus na tua vida e ajuda Deus visitar outras pessoas, tornando-o conhecido para o mundo.