Devemos permitir a entrada triunfal de Jesus nas nossas vidas para que possamos realmente nos Converter afim de alcançar a Salvação por ele proporcionada.
“E trouxeram-no a Jesus; e, lançando sobre o jumentinho as suas vestes, puseram Jesus em cima. E, indo ele, estendiam no caminho as suas vestes. E, quando já chegava perto da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos, regozijando-se, começou a dar louvores a Deus em alta voz, por todas as maravilhas que tinham visto, dizendo: Bendito o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas alturas!”
Lc 19:35-38 (ARC)
A agenda de Jesus estava toda pré-estabelecida pelas profecias que remontam ao Antigo Testamento. Durante sua vida terrena, tudo concorria para o cumprimento de propósitos anunciados e quando não fosse tempo, Jesus dizia “ainda não é chegada a minha hora“. Mas, depois de cumprir os propósitos prévios, era chegado o momento em que o Filho do Homem seria entregue aos homens para ser morto.
E quando chegou o tempo, Jesus apresentou-se, triunfalmente, diante do povo e das autoridades e foi aclamado Rei, numa altura em que os Israelitas preparavam-se para a celebração de 3 das suas grandiosas festas anuais (Páscoa, pães asmos e primícias). Em épocas como esta, todas as famílias subiam com entusiasmo para Jerusalém a fim de celebrarem jubilosamente essas grandes solenidades. Contra a vontade e interesse dos líderes religiosos, Jesus entra, triunfalmente, aclamado como rei dos Judeus e profeta de Nazaré. Foi um cenário perfeito para que o mundo testemunhasse este grande momento, que marca a semana do grande sacrifício vigário de Jesus pelos seus pecados.
Deixemos Ele entrar
Na verdade, não basta lembrar este acontecimento, mas é também necessário que este Jesus, humilde e triunfante, entre em sua vida e seja aclamado Rei e Salvador. Que o seu espírito de triunfo afete toda a sua carreira cristã; que a coragem triunfe sobre o medo, que a santidade suplante o pecado, que o trabalho dedicado se sobreponha à preguiça e à maledicência, que o perdão vença a mágoa e que a devoção sobressaía sobre o murmúrio. Pois é isso que Jesus, o Rei triunfante, faz quando entra e toma controle da vida de alguém. Quando ele montado sobre o jumento, entrava na cidade, o povo clamava em voz alta e estendia vestes e ramos no caminho, assim também todo aquele que deixa Jesus entrar triunfalmente em sua vida, gera frutos visíveis com impacto profundo na sua própria vida e na dos demais.
Que a Igreja de Cristo continue aclamando Jesus como seu Rei e Salvador, digno de toda adoração, por toda criação, pelos séculos dos séculos. E que você, como filho, o entronize em sua vida, e viva triunfante a cada dia, diante das pequenas e grandes dificuldades da vida.
Graça e paz.