A Crescente Onda de Desobediência e Adulteração: Um Chamado à Fidelidade

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo - Os Tocoistas - Anciãos Conselheiros da Direcção Central

Na era actual, observamos com preocupação o aumento da desobediência e da adulteração dos princípios divinos em nossas sociedades e, lamentavelmente, até mesmo dentro da Igreja. Aqui buscamos explorar como esses conceitos têm se manifestado, suas consequências e como podemos, como fiéis, resistir a essa tendência alarmantemente perigosa.

A Desobediência e a Adulteração na Sociedade

A sociedade contemporânea tem testemunhado uma crescente rejeição às autoridades estabelecidas e uma tendência a subverter a ordem natural das coisas. Isso se manifesta de várias formas:

  1. Subversão da Autoridade: Há uma tendência generalizada de questionar e desafiar todas as formas de autoridade, seja ela governamental, institucional ou familiar. A Bíblia, no entanto, nos ensina: “Sujeitai-vos a toda autoridade constituída entre os homens, seja ao rei, como soberano, seja aos governadores” (1 Pedro 2:13-14).
  2. Desobediência Declarada: Muitos optam por desobedecer abertamente às leis e normas sociais, justificando suas acções com base em interpretações pessoais de liberdade e direitos individuais. Contudo, as Escrituras nos lembram: “Porque o Senhor é o nosso Juiz, o Senhor é o nosso Legislador, o Senhor é o nosso Rei; ele nos salvará” (Isaías 33:22).
  3. Resistência à Autoridade: A resistência, tanto passiva quanto activa, às figuras de autoridade tornou-se comum. Isso contradiz o ensinamento bíblico: “Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas” (Romanos 13:1).

A Infiltração na Igreja

Infelizmente, essas tendências não se limitam à sociedade secular, mas têm se infiltrado na Igreja:

  1. Inversão do Papel Sacerdotal: Alguns líderes religiosos têm abusado de sua posição, invertendo o papel do sacerdote de servo para senhor. Jesus advertiu contra isso: “Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva (Mateus 20:25-26).
  2. Adulteração da Doutrina: Há uma tendência crescente de adaptar as doutrinas bíblicas para acomodar as mudanças sociais, em vez de aderir fielmente à Palavra de Deus, temos visto isto cada vez com maior frequência em algumas denominações cristãs. Paulo nos adverte: “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos” (2 Timóteo 4:3).
  3. Desobediência às Orientações Divinas: Muitos crentes escolhem ignorar ou reinterpretar os mandamentos claros de Deus para se adequarem a seus desejos pessoais. No entanto, a Bíblia é clara: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos” (João 14:15).

Como Agir Contra esta Tendência

Como fiéis, somos chamados a resistir ativamente a essas tendências destrutivas:

  1. Estudo e Aplicação da Palavra: Devemos nos dedicar ao estudo aprofundado das Escrituras e à aplicação fiel de seus ensinamentos em nossas vidas. “Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (2 Timóteo 3:16).
  2. Submissão à Autoridade Legítima: Reconheçamos e nos submetamos às autoridades legítimas em nossas vidas, lembrando que toda autoridade vem de Deus. “Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas” (Hebreus 13:17).
  3. Integridade Pessoal: Mantenhamos nossa integridade, mesmo quando isso for difícil ou impopular. “Antes, sede vós mesmos santos em todo o vosso procedimento, como é santo aquele que vos chamou” (1 Pedro 1:15).
  4. Oração e Intercessão: Oremos fervorosamente por nossa sociedade e pela Igreja, pedindo a Deus que traga arrependimento e renovação. “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” (2 Crônicas 7:14).
  5. Ensino e Discipulado: Comprometamo-nos a ensinar e discipular outros na verdade bíblica, especialmente as gerações mais jovens. “E as coisas que de mim ouviste entre muitas testemunhas, transmite-as a homens fiéis e idôneos para instruir a outros” (2 Timóteo 2:2).

Enquanto enfrentamos uma maré crescente de desobediência e adulteração em nossa sociedade e até mesmo na Igreja, somos chamados a permanecer firmes na verdade. Que possamos, com coragem e amor, resistir a essas tendências destrutivas e ser um farol de luz e verdade em um mundo que tanto necessita da orientação divina.

Que a graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo estejam com todos vós, guiando-vos em toda obediência e fidelidade.

Amém.
𝐷𝑜𝑚 𝐵𝑒𝑛𝑜𝑛𝑒 𝑀𝑎𝑟𝑐𝑜𝑠

Post navigation

Deixe uma resposta

Product added to cart
Traduzir »