Perseverando nos Dias Maus

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo - Os Tocoistas - Anciãos Conselheiros da Direcção Central

Efésios 5:15-17 (ARC)
“Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus. Por isso, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.”

Os primeiros cristãos viveram dias muito difíceis em quase todo tempo, a perseguição era sem tréguas, prisões arbitrárias, ódio cruel e execuções sumárias, mas sabiamente, nunca perderam de vista o seu propósito principal. A Igreja crescia e se fortalecia no meio do perigo, porque tempos difíceis requerem sabedoria espiritual. Mergulhe nas ricas lições destas palavras do Apóstolo Paulo aos Efésios.

1. “Dias maus”

Dias maus são tempos em que se manifestam em maior grau as dificuldades; as soluções parecem estar distantes e o refrigério parece tardar. Os dias maus vêm e vão, mas a sabedoria e a perseverança para lidar com eles são cruciais. A Bíblia profetiza em várias partes que viriam tempos difíceis, no últimos dias da história. O que Amós trata de “fome” sobre a terra, Paulo demonina de “dias trabalhosos”, Jesus retratou como “dias de aflição”, entre outros. E na medida que nos aproximamos do fim, efectivamente, a crise existencial humana se agrava e a Igreja é o alvo principal. Tal crise pode ser mais asseverada em algum lugar, período histórico ou para indivíduos específicos. Mas todos passam por ela.

2. Ver diligentemente como andar

O mundo é ruim, e ele propõe à partida, caminhos maus para andarmos neles. Por isso o apóstolo Paulo recomenda aos seus irmãos a não serem passivos em face a vida, mas a analisarem com diligência que caminho seguir. Um recomendação que se faz muito mais necessária em dias maus, tempos de dúvidas e incertezas, em contextos de escândalos e boatos e especulações, precisamos, diligentemente, perguntar e buscar pelo caminho certo, que traduz a vontade de Deus.

3. Não como néscios, mas como sábios.

O homem longe de Deus buscou compreender o mundo e a vida a sua maneira, sua mente se distanciou cada vez mais dos propósitos do Senhor, seus sentimentos e pensamentos expressam rebeldia e dureza face a perfeita vontade de Deus, confiou excessivamente em si próprio. Ser néscios é agir no sentido inverso à vontade de Jeová, é buscar soluções para os problemas da vida por conta própria, fazer da sabedoria humana o guia para a vida. Porém, recomenda-se que devemos agir no sentido inverso: agir com sabedoria. Ter uma mente predisposta a buscar a vontade de Deus e não o senso comum ou a opção que humanamente pareça a mais lógica ou agradável. Ser sábio é ouvir e fazer a vontade de Deus, as vezes contra, os apelos mais populares e sensacionais.

4. Usando bem cada oportunidade

Em meio a um mundo que se encontra no caos, Deus oferece inúmeras oportunidades para o bem. Em um dado momento Jesus chorou por Jerusalém por não terem aproveitado as ocasiões que Deus ofereceu a sua graça, tendo desperdiçado o tempo da visitação de Deus. Assim, a todos e cada um, o Senhor vem oferecendo oportunidades que não devem ser desperdiçadas, sabendo elas não voltam e que esta vida é curta.

5. Entendendo a vontade de Deus

Finalmente, o apóstolo apela seus irmãos a procurem entender a vontade de Deus. Isso é determinante. Enquanto se processava a crise moral em Sodoma, Ló e sua família souberam da vontade de Deus e foram salvos da destruição, a Noé foi revelado o desígnio de Deus para o seu tempo e agiu, mesma na contramão do rumo da sociedade, favoravelmente a vontade do Senhor e teve aquele final conhecido. Os apóstolos falaram quando Jesus foi preso proque não compreenderam a vontade de Deus para aquele contexto. Pedro agiu à sua maneira – com violência – e falhou, tudo porque os discípulos não oraram nem vigiaram como Cristo os recomendara. As crises são suportadas e vencidas não apenas com perseverança, mas também e sobretudo com discernimento espiritual. Busque, em oração, qual é a vontade de Deus e vença as crises.

Nestes tempos difíceis que vivemos, precisamos estar firmemente ancorados à palavra de Deus e fazer dela nosso padrão de discernimento, devemos orar com fé, e Deus nos revelará a sua vontade em cada passo que dermos, tirando o melhor proveito de cada oportunidade.

Com perseverança, graça e paz,
𝑫𝒐𝒎 𝑮𝒆𝒓𝒂𝒍𝒅𝒐 𝑴𝒂𝒏𝒖𝒆𝒍

Post navigation

Deixe uma resposta

Product added to cart
Traduzir »