Descubra a importância do legado espiritual transmitido de avós para pais e filhos. Saiba como preservar os valores cristãos e cultivar um ambiente espiritual saudável no seio familiar. Reflita sobre o estado da herança espiritual da sua família e encontre inspiração para deixar um vivo legado de fé.
“Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Loide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti”
2Timóteo 1:5 (ARC)
Paulo estava a organizar as primeiras comunidades cristãs e dentre os responsáveis contava com o jovem Timóteo. O apóstolo não mediu esforços em instruir o jovem em todo o caminho do Senhor, mas não deixou de realçar o importante papel da sua família no legado da fé, nomeadamente não sua avó e sua mãe.
Pois sim, Deus criou a humanidade e a faz subsistir por meio de um núcleo social básico: a família.
A Bíblia apresenta a linhagem genealógica do Messias para, entre outras coisas, demonstrar como o legado da promessa e da fé se conservou através das gerações, por meio de famílias específicas. E neste particular, há um pormenor interessante na história da sucessão dos patriarcas: Deus geralmente não começava novas alianças com cada geração, ele apenas lembrava e renovava com os filhos, as já feitas com os seus antepassados, pois, os anciãos tinham a inalienável responsabilidade de transmitir o legado da fé à geração sucessora.
No caso de Timóteo, o testemunho da fé partiu da sua avó, passou para a própria mãe e chegou até ele com bastante vigor, tal como Paulo realçou: “FÉ SEM FINGIMENTO”.
Por isso, assim como um tesouro, o legado espiritual de uma família deve ser tratado com zelo e bastante valor. Importa que cada família garanta que a fé seja verdadeiramente vivida e zelosamente passada aos mais novos, no seio familiar.
A Bíblia revela que a segurança e as bênçãos de uma linhagem está nos cuidados com a fé e na conservação do temor e serviço do Senhor na família. Deus deixou claro que visita a maldade dos país aos filhos para os que negligenciam a fé e buscam outros deuses, mas que faz misericórdia a milhares para os que o temem.
Como está a herança espiritual da sua família?
Que rumo estão tomando os valores cristãos e o ambiente espiritual da família?
O que tem feito para deixar ou herdar um vivo legado da fé na ou da tua família?
Que Deus abençoe abundantemente a tua família.