A juventude é uma fase de oportunidades e possibilidades. É o momento de se dedicar a Deus e ao seu propósito para a sua vida. O livro de Eclesiastes 12:1-7 nos exorta a lembrar-nos do nosso Criador nos dias da nossa mocidade.
“Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos em que dirás: Não tenho prazer neles…; …e o pó volte para a terra como o era, e o espírito volte a Deus que o deu.”
Eclesiastes 12:1-2,7
Salomão, o sábio rei que impactou o mundo do seu tempo, foi usado pelo Espírito Santo e seus ensinamento se eternizaram nas Escrituras e modelam todas as gerações, para uma vida sábia, recta, digna e justa diante de Deus e dos homens.
Há quase sempre um desencontro entre o ciclo da maturação física e o alcance da sabedoria. Quando mais novas, as pessoas estão cheias de alento e força física, mas carentes de sabedoria. E quando mais velhas, elas encontram-se cheias de sabedoria, mas sem o vigor físico necessário. A grande diferença é que os velhos reconhecem sua limitações físicas, mas os jovens, raramente, aceitam a sua falta de sabedoria. Mergulhe connosco neste profundo e edificante ensino da Bíblia, para aproveitar a juventude e a vida, com o senso de propósito e oportunidade.
No livro de Eclesiastes, a partir do capítulo 11.8, Salomão dirige-se especialmente aos jovens até o final do livro. “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade…” é forte apela do último capítulo.
Mas diria alguém: – Ah, mas eu tenho boa memória, isso é fácil para mim. Todo dia eu me lembro de Deus!
Não é sobre isso que o texto diz. “Lembrar” aqui é considerar, priorizar, levar a sério…
Como assim?
Veja! O jovem está sempre ouvindo que ele é o futuro da igreja, do país, do mundo. E ele sempre pensa no futuro: o namoro aponta para o casamento, que aponta para filhos, etc.
O ensino médio aponta para a Faculdade e esta aponta para formatura, que aponta para emprego. Parece que tudo na vida é futuro!
Ora, se tudo é futuro, o presente importa pouco, certo? É aí onde está o ponto, o erro que a maioria comete!
Tudo que você vive hoje é consequência do foi feito ou aconteceu ontem e o futuro será resultado do que está sendo feito ou acontecendo hoje.
O jovem está na fase exacta – em termos de energia, vigor – para se dedicar a Deus. O problema é que ele, quase sempre, esquece que… essa fase passará! É exatamente esse o argumento que Salomão usa para justificar o seu conselho.
Ele poderia apenas dizer: “A sua juventude vai passar, você envelhecerá (ou não) e morrerá”.
Mas preferiu colocar de maneira poética, tocante e super detalhada, passo a passo. Nos versículos seguintes do capítulo do 12, usando a fórmula “antes que”, ele citou algumas características da velhice que o jovem, depois dessa fase passar, iria experimentar, até o ponto de enfrentar a própria morte.
Antes que…
….Venham os maus dias, e cheguem os anos… dirás: Não tenho neles prazer
Maus dias. não dias comuns de dificuldades e dores, mas relacionados com a chegada da velhice, e consequentemente, da perda de energia, de curtir os prazeres da vida, de enfrentar desafios, de ter sonhos.
Antes que…
… o pó volte à terra, como o era e o espírito volte a Deus, que o deu.
Por isso lembre-se…
E se a vida terminasse agora? Sente que fez o necessário? Que terá válido a pena viver? Amou e serviu a Igreja o suficiente? Serviu a Deus e ao mundo com alegria? Partirá com o sentimento de dever cumprido?
Este assunto é muito sério. Pois, tem sido por falta de discernimento e senso de oportunidade que repousam nos cemitérios infinitos projectos não realizados, livros não escritos, empresas não criadas, músicas não cantadas, sonhos fabulosos não realizados e muitas almas não salvas! Por que, talvez as pessoas esqueceram-se de que a juventude não volta e que a vida é “um conto ligeiro”.
Significa que cada minuto que flui, cada hora que avança, cada dia que raia, cada mês que transita, ano após anos, nossa oportunidade de vida se esvanesse como uma vela que derrete, sem possibilidades de se recompor… E no fim da jornada, nossas obras seguir-nos-ão e, diante de um justo juízo, ponto por ponto, nossa vida será escrutinada e sentenciada!
Faça as coisas hoje mesmo, amanhã já não terás as mesmas oportunidades ou, talvez, já não estarás mais por cá.
Muitos ainda não chegaram e outros talvez nunca cheguem a viver a plenitude da graça de Deus para as suas vidas, o melhor que Deus desejou em Seu coração aos criá-los, porque negligenciam a necessidade de “ler” os tempos, adiam aceitar as oportunidades ou mostram-se indecisos em mudar de rumo para o destino certo. Muitos esquecem que a juventude acaba e com ela a única e graciosa oportunidade que cada um tem de viver.
Em suma, enquanto está com vida o jovem é exortado a se lembrar, considerar o seu Criador, aproveitando o seu auge da juventude para se relacionar com Deus com toda a sua força, vigor e entusiasmo! Porém, isso é válido para todas pessoas, em todas idades, pois, na linha do tempo, somos sempre mais jovens hoje do que amanhã, somos mais novos agora do que no futuro. O hoje é sempre oportuno para mais alguma coisa na nossa jornada com Deus… “antes que…”.
Amém.