Queridos irmãos e irmãs da comunidade tocoista,
Sejam bem-vindos às jornadas de celebração Jubilar do dia do Pastor, que decorrerão de 23 de Novembro à 01 de Dezembro 2024, sob o lema “50 Anos de Sacerdócio, levando o amor de Cristo aos corações dos homens”.
Estaremos a saudar o 28 de Novembro de 1974, os 50 anos, que marca a data histórica da consagrados dos primeiros Pastores na Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo, por Sua Santidade Senhor Simão Gonçalves Toco, o Dirigente dos Tocoistas. Naquela memorável data foram ordenados ao sacerdócio os então Anciãos Cutendana João e Vemba Ambrósio. E que mais adiante o corpo pastoral foi crescendo e se fortalecendo, sempre visando cumprir da melhor forma possível a sua nobre missão, em cada contexto historico-socio-espiritual. Tem sido uma jornada repleta de muitos desafios, mas também agraciada por grandes conquistas, graças a sempre presente e infalível providência divina e a entrega total dos nossos Patriarcas na fé.
Celebramos o longo caminho já percorrido, de uma jornada marcada de intenso sacrifício, abnegação, serviço e amor incondicional à causa do evangelho, na defesa da fé e protecção do santo rebanho, no dificílimo contexto em surge e se mantém a Igreja de Nosso Senhor Cristo no Mundo; comemoremos este Jubileu com um olhar de profundo reconhecimento e honra ao nosso tão glorioso passado, total responsabilidade e compromisso para impactar o presente e inalienável preocupação para direcionar e inspirar as futuras gerações a continuarem fiéis a Cristo e ao seu evangelho.
Levar o santo e inefável amor de Cristo ao coração dos homens, para que estes vivam a plenitude da vontade de Deus, é o papel central do Sacerdócio na Igreja. Ensinar, pregar, liderar, conhecer, cuidar e servir, exercer a disciplina, aconselhar, entre outros são os meios usados para dar corpo a esta tão nobre missão pastoral, responsabilizada pelo dono das ovelhas, Jesus Cristo, o Bom Pastor. O temor a Deus, amor ao próximo, a honra e a obediência aos pastores e líderes são os frutos visíveis na vida daquela “ovelha” que compreendeu, recebeu e vive o excelso amor de Cristo.
Para marcar esta importante efeméride, serão realizadas diversas actividades, em todas localidades, tais como programas de orações, publicação de vários artigos de reflexão, entrevistas com vários responsáveis, testemunhos, Conferência Bíblico-Pastoral, diversas homenagens e o Culto Solene de Acção de Graças.
“50 anos de Sacerdócio, levando o amor de Cristo ao coração dos homens”
Participe!
Com graça e paz,
Dom Geraldo Manuel
Bispo Auxiliar e Responsável do Conselho Pastoral Central