“E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder”
Lucas 24:49
Os discípulos encontravam-se no momento mais alto de sua jornada terrena com Cristo, pois, vivia a plenitude da sua fé ao conviverem com o Cristo ressuscitado, vislumbavam o futuro com total esperança e grande expectativa, cheios de desejo de ver o reino de Deus restaurado, ansiavam já pelos últimos eventos da história. Mas afinal era apenas a fase do início da Igreja e da grande obra de evangelização. Jesus mostra-lhes que não poderiam avançar em nada sem que do alto fosse revestidos, esperando em Jerusalém a gloriosa promessa do Pai. Esta poderosa promessa é tão significativa que nos leva a revivê-la e aplicar em nossa jornada os seguintes ensinamentos:
A promessa do Pai.
Deus não age de forma aleatória ou sem planos. O prevê cada acto seu e planificou desde a eternidade suas intervenções na história da Igreja e de cada povo. Senhor anunciou pelos profetas o tempo da plena operação do Espírito no plano da salvação. E Jeová tem realizado seus propósitos até que todo seja consumado. Se Deus prometeu enviar o Espírito Santo para os seus servos, compreendamos que os eventos pentecostais massivos como o de Jerusalém e de Leopoldville, são sinais históricos e evidência destas intervenções de Deus, para simbolizar mudanças de tempos proféticos. Porém, cada um de nós pode ter uma experiência pessoa com o Espírito Santo, a qualquer momento. Viva com essa certeza, Deus prometeu revestir com poder divino os seus filhos. Em tua jornada cristã busca constante pelo poder do Espírito Santo, com fé na promessa de Deus.
Ficai na cidade até que…
O Pentecostes de Jerusalém marcou o início da Igreja cristã, assim como o Pentecostes de Leopoldville simbolizou a era da relembrança. Estes eventos foram antecedidos de tempos de busca intensa com orações e ardente esperança pelo avivamento. E os discípulos de Jesus bem como o grupo liderado por Mayamona não fizeram nada, antes que do alto fossem revestidos, sem que tivesse da parte de Deus sinais claros do seu agir. Não faça a obra de Deus por vontade própria, impulso ou emoção. A jornada espiritual é complexa e pesada. Não dê passos sem que do alto sejas revestido. Não age sem orar e não viva sua jornada com Deus sem o revestimento do alto. E estes são os dias que nos lembra a expectativa vivida em Leopoldville e reviver a poderosa intervenção de Deus em nossas.
Do alto sejais revestidos de poder.
O revestimento espiritual é a condição necessária para fazer a obra de Deus, é presença do Espírito Santo e sujeição dos crente à sua obra. O ser humano natural não está habilitado a compreender e fazes a obra de Deus e o reino da trevas é totalmente hostil às coisas de Deus. Somente com o revestimento espiritual a crente consegue agir em nome de Deus. Compreender isso ajuda o crente buscar sempre pelo poder do alto, na sua jornada com Deus.
Estamos no mês de Julho, o qual marca o grande momento da relembrança, somos chamados nestes dias a reviver a glória do Pentecostes, inspirados na viva história da nossa Igreja, buscando no Espírito Santo a solução dos nossos problemas. Pois a redução ou abstinência na busca pelo poder espiritual, torna a jornada da Igreja pesada, difícil e infrutífera. A falta de comunhão com o Espírito Santo, cria na vida do crente confusão, apatia, frieza, pecados, dúvidas e por fim, apostasia.
Preparemos os nossos corações e rendamo-nos ao extraordinário agir de Deus, revivendo coisas maravilhosas e experimentando profundas transformações espirituais de conversão, cura e libertação.
Com graça e paz.
𝑫𝒐𝒎 𝑮𝒆𝒓𝒂𝒍𝒅𝒐 𝑴𝒂𝒏𝒖𝒆𝒍