A promessa e cumprimento da efusão do Espírito Santo

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo - Os Tocoistas - Anciãos Conselheiros da Direcção Central

“Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos; e sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão.”

Atos 2:16-18

Amados no Senhor,
É com imensa alegria e profunda gratidão a Deus que celebramos, hoje domingo, o culto de acção de graça pela descida do Espírito Santo em África e a relembrança da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo.

O plano da redenção consiste no eterno desejo e acções de Deus que visam restabelecer a comunhão com sua criatura, em Jesus Cristo nosso Senhor. E para tal ele realizou a obra da expiação na cruz do calvário que por meio dela temos perdão e reconciliação. Desde o antigo testamento Deus apresentou e conduziu e ainda conduz este seu propósito até que tudo se cumpra. Dentro do plano da redenção também enquadra-se a acção do Espírito Santo que desde cedo capacitou os reis, inspirou os profetas, conduziu os patriarcas, participou na concepção e nascimento do Salvador, ungiu Cristo no baptismo e, na sequência, por promessa de Cristo é derramado sobre a Igreja para a conduzir, capacitar, convencer do pecado, conceder dons, purificar, consolar e edificar. Assim esta grande profecia de Joel, citada por Pedro, está repleta de significado para a compreensão do propósito de Deus para a Igreja.

“Nos últimos tempos.”

    A bíblia usa muitas vezes a expressão “últimos dias”, não apenas para referir-se aos dias imediatamente próximos ao retorno de Cristo, mas o tempo do início de uma nova era, com a vinda do Messias e a fundação de Igreja. Desde então, muitas profecias do fim dos tempos começaram a cumprir-se e continuam até que tudo seja consumado. Desde a vinda do Messias até ao seu retorno, é período considerado como o os últimos dias, no seu sentido genérico. Mas estritamente falando, pode referir-se ao dias que antecedem o fim deste mundo. Na verdade é que, em qualquer um desde dois sentidos, nós estamos no tempo do fim e, por isso, sujeitos a assistir e a cumprir profecias e propósitos reservados para os “últimos dias”. Vivamos com este senso de urgência, por estarmos na última parte da história.

    “Derramarei do meu Espírito sobre toda carne”

      Que maravilhosa promessa! Deus prometeu derramar o seu Espírito sobre todos; para em primeira instância convencer o mundo do pecado e num segundo propósito revestir e capacitar os crentes. Nessa promessa de Deus não há descriminação de ninguém pelo seu tom de pele, origem, nível social, capacidade financeira ou intelectual. Todos somos destinatários dom do Espírito Santo, cabendo a cada um aceitar ou rejeitar o dom do Espírito Santo. E, a verdade é que nos últimos tempos, dentro dos propósitos de Deus de reavivar a sua obra, o Espírito Santo manifestou-se com demonstração de poder em 25 de Julho de 1949, em África, Kinshasa. O Dirigente Simão Gonçalves Toco e o seu grupo coral reunidos numa residência, experimentaram esta maravilhosa manifestação, para o despertar africano e para a relembrança da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo. É importante lembrar este acontecimento, mas é igualmente relevante que ao recordar isso busquemos hoje e a cada dia uma experiência pessoal e autêntica com Espírito Santo, tenhamos uma relação frutífera com Ele e vivamos na sua plenitude.

      “Os filhos e filhas profetizarão”

        Profetizar é anunciar a palavra de Deus. A presença do Espírito Santo capacita os crentes a compreender os mistérios de Deus e anuncia-los, quer por palavra, quer por testemunho de vida. E, na verdade, no Pentecostes de Jerusalém os discípulos foram transformados em mensageiros de Cristo, tendo feito tudo ao seu alcance para que, no poder do Espírito Santo, a Igreja primitiva tivesse o impacto que teve, cujo legado atravessou o tempo e nos alcançou até hoje. Em 1949, também, aquele grupo de jovens, revestidos pelo poder espiritual, transformados em instrumentos frutíferos nas mãos de Deus, impactou o mundo de sua época cujo legado vivemos hoje e temos a responsabilidade de preservar. Deixa-te impactar pelo poder espiritual, para impactares o mundo a tua volta com o brilho do evangelho. Seja você em que se cumpra “os vossos filhos e vossas filhas profetizarão”. A recepção do poder espiritual não é um fim em si mesmo, mas sim é o meio de tornar o reino de Deus cada vez mais presente, seus mistérios cada vez mais compreensíveis, sua verdade melhor anunciada, nossa adoração mais espiritual e verdadeira e o nosso coração cada vez mais iluminado pelo evangelho.

        O mundo, hoje, profundamente dilacerado pelo pecado, espera daqueles que já experimentaram o dom do Espírito Santo, que manifestem a luz divina e ministrem a graça de Deus. Deus espera que por meio do Espírito que opera nos seus filhos, se desperte as almas que ainda andam perdidas neste mundo e se alerta com veemência e prioridade absoluta para a urgência da salvação e o fim deste mundo.

        Com graça e paz,
        𝑫𝒐𝒎 𝑮𝒆𝒓𝒂𝒍𝒅𝒐 𝑴𝒂𝒏𝒖𝒆𝒍

        Post navigation

        Deixe uma resposta

        Product added to cart
        Traduzir »