_”E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito.”_
Joel 2:28-29 (ARC)
A grande visão profética de Joel, que se eleva acima da experiência religiosa de sua época, antevê o reavivamento espiritual de Israel, bem como o Pentecoste cristão e marca de forma inequívoca um novo tempo na relação de Deus com a humanidade. Jeová traçou desde a eternidade o seu plano de redenção da humanidade e tudo que vem acontecendo ao longo da história é o desenrolar deste maravilhoso plano. Os profetas revelaram, a já muito tempo, este glorioso propósito de Deus para com os Seu povo, e até desejaram vivenciar tais acontecimentos, mas não puderam.
Olhe que maravilhosa promessa: _“nos últimos dias, derramarei o meu espírito sobre toda a carne”._ O mais glorioso é que Deus vem cumprindo fielmente sua promessa a todos que assim desejarem e buscarem a sua vontade.
Assim como no dia do Pentecostes em Jerusalém e na madrugada de 25 de Julho, em Leopoldville em que houve uma recepção massiva do Espírito Santo com sinais visíveis, na verdade, a realização da promessa de Deus sobre o derramamento do Espírito Santo, mesmo que de forma discreta, continua a suceder-se sempre que alguém se converte ou volta a comunhão com Deus; esta é a grande promessa e obra de Deus, no quadro do seu plano de redenção.
Mais do que compreender esta grande promessa de Deus e lembrar dos grandes avivamentos espirituais ocorridos na história da Igreja, importa que cada um procure fazer parte deste “toda a carne”, seja você um hospedeiro efectivo e amável do Espírito Santo. Que cada crente procure ser um destinatário efectivo desta grande promessa. Na verdade, cada um pode receber ou rejeitar a presença do Espírito Santo em sua vida e tem sido esta a história da humanidade: uns aceitam ter comunhão com Espírito Santo outros resistem à sua voz. Busca a Deus, tenha comunhão com o Espírito Santo, dê frutos e faça perte da grande família celestial, em Cristo Jesus.
Graça e paz.