Para saber sobre a força da mulher na lura contra o mal. descubra a inspiradora história de Débora, uma mulher corajosa que, cheia da graça de Deus, liderou Israel na luta contra o mal. Explore o papel poderoso das mulheres na Igreja, na família e na sociedade, especialmente em tempos de desafios espirituais e sociais.
“Ora, Débora, profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo. Ela se assentava debaixo da palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ter com ela para julgamento; E a mão dos filhos de Israel prevalecia cada vez mais contra Jabim, rei de Canaã, até que o destruíram.”
Juízes 4:4-5;24 ARC
Deus, ao levar o seu povo do Egipto para Canaã, prometeu dar uma terra onde reinaria a paz, o bem-estar e abundância, caso este obedecesse os seus mandamentos. Israel seria um povo peculiar na face da terra, no qual todas nações olhariam como modelo de obediência, graça e propriedade. Mas Israel cometeu erros atrás de erros. Não cumpriu a sua parte da Aliança. No tempo de Débora, Israel estava a passar por mais um momento de punição de Deus por causa dos seus pecados e, a par de outros juizes, Deus levantou uma juíza e profetiza para restaurar a pureza e a liberdade da nação.
Estamos em plena quaresma, relembrando o sofrimento do Senhor Jesus Cristo, focando-nos em nossa resposta devocional ao seu santo e inexplicável amor demonstrado na cruz, encurvando os nossos corações, penitentes, à graça dele que nos alcançou. E, concomitantemente, nestes dias estamos a reflectir sobre o grande papel da mulher na Igreja, na família e na sociedade.
A história de Débora é particularmente interessante e digna de atenção, pois ela se levanta num contexto histórico onde predominava o patriarcado, onde apenas os homens exerciam predominantemente tais ofícios. Mas Débora, cheia de graça da parte de Deus, não deixou nada a dever em relação a outros juízes que marcaram a história de Israel.
Estamos num contexto semelhante ao de Débora. O mundo está mergulhado no pecado, muitos se desviaram do caminho do Senhor, a Igreja vai perdendo alguns valores, as famílias estão se desestruturando, os jovens estão se desviando dos caminhos de Deus, as nações estão a agir à margem da vontade de Jeová e a vida está cada vez mais difícil. Deus quer fazer de cada mulher que conhece a sua Palavra numa verdadeira “Débora”. Mulher que sirva de guardiã dos valores espirituais, éticos e morais no seu lar, na sua rua, no seu bairro. Mulher que se levanta com coragem, mas com brandura e delicadeza, na luta contra o mal. Mulher que sonha alto para si, para sua família, para a Igreja e para a sua comunidade; mulher de oração, poderosa intercessora para a família, a Igreja e a sociedade; mulher sábia, apta para discernir e combater o mal que muitas vezes vem disfarçado de modernismo; Mulher prudente, espiritualmente preparada, cheia de “azeite” no coração, a espera do noivo, a espera do Cordeiro.
Deus sempre contou e continua a contar com as mulheres. Mas muitas têm sido enganadas com ideologias erradas, que lhes remetem num estado de incapacidade, de inferioridade e de inacção. Mulher, você pode fazer tudo que o Senhor mandar.
O Senhor tem levantado valentes “Deboras” na história da Igreja, mas a dimensão da obra precisa de mais, pois, são cada vez maiores os desafios sociais e espirituais da Igreja.
A força da mulher na luta contra o mal é imparável, quando esta estiver verdadeiramente consagrada a Deus.
Mulher, é hora de acção.
Graça e paz
𝑫𝒐𝒎 𝑮𝒆𝒓𝒂𝒍𝒅𝒐 𝑴𝒂𝒏𝒖𝒆𝒍