Saiba sobre a descida do Espírito Santo em 1949 e sua ligação com o ocorrido no dia de Pentecostes descrito em Atos 2:1-4.
“Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.”
Atos 2:1-4 (ARC)
Atos 2 é um texto bem conhecido pelos cristãos. É o relato da descida do Espírito Santo e suas repercussões imediatas na vida da Igreja primitiva. Este acontecimento que marca a existência da Igreja e confirma a sua divina origem, nos ensina grandes lições sobre o agir de Deus ontem e hoje. Pois, este evento tem grande semelhança com o ocorrido em Leopoldville, em 1949, aquando da relembrança da Igreja. O texto que narra este ímpar acontecimento, está cheio de lições:
O tempo determinado por Deus
“Cumprindo-se o dia de Pentecostes…” (v.1a). Deus tem tudo perfeito programado na linha do tempo. Ele escolhe a ocasião certa para o seu agir. Pois, somente depois de longos 3 anos, quando parecia que tudo foi vão, Deus agiu de forma milagrosa, no tempo determinado.
Mesmo propósito
“…estavam todos reunidos no mesmo lugar.” (v.1b). Todos reunidos… em um só propósito, em uma só fé, em um só coração. Não havia divisões. Ou seja, não estavam apenas reunidos fisicamente, mas em tudo. Naquele dia Mayamona reuniu os seus irmãos com o propósito único de buscar a vontade de Deus, e o Senhor não tardou em responder. O agir de Deus na Igreja, depende da disposição dos corações dos seus filhos. Para o Espírito Santo agir na sua plenitude, precisamos estar unidos no mesmo propósito, submissos à vontade de Deus.
Deus surpreende
“…e, de repente…” (v.2a). O agir de Deus não pode ser programado, limitado ou controlado. Deus age de repente e como quer. O mundo foi pego de surpresa, os poderes da época não souberam lidar tal inesperado e estranho acontecimento. Por essa razão há até hoje dificuldades dos cristãos compreederem este acontecimento e suas implicações.
Precisamos apenas esperar e estar alinhados à vontade do Senhor, porque o “de repente” de Deus pode chegar a qualquer hora. Mantenha sempre o coração esperançoso e firme nas promessas de Deus;
Veio do céu
“…veio do céu…” (v.2b). Não veio da terra, mas veio de cima, do céu. O que vem do céu é poderoso, santo, justo, verdadeiro e impactante. A descida do Espírito Santo em Atos 2, mudou completamente não só a vida dos discípulos, mas mas a de muitas pessoas ao longo da história, assim como o acontecimento de Leopoldville mudou a história de África e do mundo. Ninguém pode derrubar o que vem de Deus.
Manifestação visível
“E foram vistas por eles línguas…” (v.3a). Neste contexto, o que Deus fez era para ser visto. A manifestação foi visível. Algumas coisas Deus faz em segredo, outras Ele faz publicamente. Uma luz intensa e um ruído impectuoso encheu a casa naquele dia e nos seguintes, Leopoldville entrou em alvoroço, o Espírito Santo abalou os poderes e tendências da época; e os frutos estão presentes até hoje.
Deus agiu poderosamente na madrugada de 25 de Julho. Porém, importa também que o impacto da presença do Espírito Santo na tua vida seja visível. Qual é o testemunho que tens na Igreja, na família e na sociedade?
Deus faz completo
“E todos foram cheios…” (v.4a). Percebamos as duas palavras “todos” e “cheios”. Isso transmite a ideia da plenitude de Deus. Ele não faz as coisas pela metade. Deus resolveu derramar o Seu Espírito sobre todos, para os que crêem. A obra de Deus é completa, para os que buscam a sua vontade. O tocoismo segue pleno e triunfante diante de Deus e do mundo. Deus fez e continua a fazer a sua parte na plenitude, o resto depende de cada um de nós.
Não basta que se narre estes maravilhosos acontecimentos, se os mesmo não encontrarem lugar na tua vida, não transformarem o teu coração, nem direccionarem o teu caminho para o reino de Deus. Deixa o Espírito Santo encher a sua vida hoje e tenha comunhão com Deus, em Jesus Cristo.