Visitante (Entrar)

Recebendo o Espírito Santo

Recebendo o Espírito Santo

Publicado em 06 de Julho de 2025 por Geraldo Manuel Categorias: Foco Semanal
Recebendo o Espírito Santo
"Quando os apóstolos, que estavam em Jerusalém, ouviram que o povo de Samaria tinha recebido a palavra de Deus, enviaram-lhes Pedro e João. Chegando ali, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo, pois o Espírito ainda não havia descido sobre nenhum deles. Tinham apenas sido batizados em nome do Senhor Jesus. Então lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo."
Actos 8:14-17


Amadas irmãs e prezados irmãos,

Na jornada cristã, muitos recebem a Palavra de Deus com alegria, participam assiduamente nas actividades, exercem vários cargos, mas não experimentam o poder transformador do Espírito Santo e, por isso, não chegam a viver uma verdadeira comunhão com Deus. Este texto de Actos 8 nos mostra que receber a Palavra é o início, mas há algo mais: receber a plenitude do Espírito Santo. Hoje, aprenderemos com os apóstolos e com os samaritanos que Deus deseja que todo crente não apenas creia, mas receba e viva cheio do Espírito.

1. O Evangelho rompe barreiras (v. 14)

“...ouviram que o povo de Samaria tinha recebido a palavra de Deus...”

Samaria era menosprezada pelos judeus, assim como África no nosso tempo, mas Deus não despreza ninguém. O Evangelho ultrapassa etnias, culturas, tradições e preconceitos. Onde a Palavra chega, Deus deseja derramar o mesmo Espírito que foi derramado em Jerusalém, foi esta a razão do fenómeno pentecostal de 1949 em Kinshasa, ex Leopoldville. Os Missionários vindos da Europa e América trouxeram o evangelho para os africanos, mas faltava algo mais, faltava a plenitude do Espírito Santo na vida dos crentes. Por isso, quer seja onde estejas, como você creu ou quem pregou a você, você precisa experimentar algo mais, a virtude do Espírito Santo. Você precisa questionar-se se já experimentou esse dom celestial e buscá-lo de todo o coração.

2. A crer no Evangelho é o início, mas há um passo a mais (v. 15-16)

“...oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo, pois o Espírito ainda não havia descido sobre nenhum deles.”

Eles já haviam crido e foram baptizados em nome do Senhor Jesus, mas ainda não haviam recebido o Espírito. Isso não significa que não tinham o Espírito de forma alguma, mas ainda não tinham experimentado a plenitude, o revestimento, o baptismo do Espírito. É no mesmo contexto que os Missionários, apercebendo-se da situação espiritual dos africanos, recomendaram a Simão Gonçalves Toco que orasse a Deus, pendindo o poder espiritual, para que estes crentes experimentassem a plena vontade de Deus para eles. Sim, o Espírito Santo não é apenas uma doutrina — é uma experiência real e transformadora. Muitos estão formalmente dentro da Igreja, conhecem a doutrina e falam dela com convicção, mas ainda não vivem habitados e em comunhão com Espírito. Deus quer encher os seus filhos e a sua Igreja com a eficácia do poder, sinais e frutos espirituais!

3. O Espírito Santo é derramado com propósito (v. 17)

“Então lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo.”

A imposição de mãos é um acto simbólico de fé, comunhão e transferência espiritual. O Espírito foi dado com propósito: fortalecer a Igreja, espalhar o Evangelho, confirmar a Palavra com poder. E neste processo Deus usa instrumentos humanos para liberar dons espirituais e autoridade celestial. Deus usou os apóstolos para, com a imposição das mãos, derramar o Espírito Santo aos Samaritanos, o Senhor também usou Simão Gonçalves Toco para interceder pelos seus irmãos africanos afim de receberem o Espírito Santo. Você está disponível para receber e também para ser um canal do Espírito Santo na vida dos outros?

Conclusão

A experiência dos samaritanos mostra que: 1. crer é essencial, 2. o baptismo é um passo de obediência, 3. mas o revestimento do Espírito Santo é indispensável para viver o propósito de Deus na plenitude. Hoje, o Senhor também deseja encher-te. Não se contente em apenas ter recebido a Palavra — anseie pela plenitude do Espírito! Você já creu, foi batizado, mas sente que ainda falta algo mais? Você pode hoje mesmo buscar e receber o Espírito Santo!


Com graça e poder espiritual,

𝑫𝒐𝒎 𝑮𝒆𝒓𝒂𝒍𝒅𝒐 𝑴𝒂𝒏𝒖𝒆𝒍